segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Trip to the west


  Olá estudantes e futuros intercambistas!

  O texto hoje é especial e longo, a Samira fez uma viagem com a familia para conhecer as escolas que representa e as cidades do Oeste Canadense. Morando há mais de 20 anos no Canadá, ela se sentiu turista de novo, e conta pra nós como foi o roteiro, com várias fotos pra ilustrar essa aventura. Enjoy it!

  "A viagem em si foi um objetivo conquistado. Há algum tempo planejava esta viagem de trabalho, mas queria muito que minha família pudesse me acompanhar. E não é que deu certo? OBRIGADA SENHOR pela viagem segura, feliz e produtiva. Agradeço ao meu marido, Marcos, que me ajudou imensamente cuidando de tudo e de todos. Obrigada aos meus filhos que se comportaram muito bem e tornaram nossa viagem tranquila e engraçada.
Abaixo o caminho que seguimos:

Rebecca e Fernando no aeroporto de Toronto
1)      Voamos de Toronto, Ontario a Regina, Saskatchewan em 14.08. Alugamos um carro. Conheci a Universidade de Regina.

2)      De Regina fomos para Edmonton, capital da província de Alberta, passando pelas cidades de Kamloops e Saskatchewan. Em Edmonton conheci a Universidade de Alberta. 

3)      De Edmonton fomos para Calgary, também na província de Alberta, onde visitei e assisti aulas em  algumas escolas de idiomas. Em Calgary não há metro como em Edmonton.


Cidade de Calgary
 4)      De Calgary fomos para Banff e Jasper. Fizemos o caminho entre as Montanhas Rochosas pela Icefield Parkway. Uma beleza indescritível.


Banff, Alberta
5)      Dormimos em Valemount, British Columbia. Na manhã seguinte partimos em direção a Kelowna, British Columbia, uma das cidades mais lindas que conheci no Canada. Lá também visitei e assisti aulas em duas escolas de idiomas. Para quem não quer ter muito contato com brasileiros e busca um lugar pequeno para estudar inglês, Kelowna é o destino recomendado.

Cidade de Kelowna
6)      De Kelowna fomos para Vancouver, British Columbia, onde assisti aulas em várias escolas de   idiomas. Vancouver, como Toronto, é uma cidade que recebe muitos brasileiros e muitos imigrantes. Infelizmente algumas escolas recebem tantos brasileiros que encontramos 4, 5 brasileiros dentro de uma só sala de aula.

Samira e Marcos em Burnaby Mountain, Vancouver

7)      De Vancouver fomos para Victoria onde assisti aulas em uma escola de idioma. Victoria é uma cidade linda. Como Kelowna não é uma cidade grande e não é muito procurada por brasileiros.

8)      No mesmo dia dirigimos para Seattle, USA.

Fernando e Rebecca em Seattle
   9)    No dia seguinte fizemos o loop voltando para Regina através de Jasper, Banff,Calgary. Fizemos novamente o caminho das Montanhas Rochosas. O passeio entre as montanhas é recomendado nos meses Junho, Julho, Agosto e Setembro. Se o estudante opta por estudar em Vancouver ou Calgary, existem excursões a preços bem acessíveis. Vale a pena fazer este passeio.  

  Sentar em salas de aulas nas escolas que representamos na parte oeste do Canadá foi um desafio muito grande, mas em contra partida foi uma experiência muito valiosa que passaremos aos nossos clientes e parceiros. Foi um objetivo que consegui alcançar porque agora conheço bem o pessoal administrativo das escolas, consegui conhecer alguns professores e aprendi muito todos os dias.

Banff, Alberta

Bow Lake, Alberta
  Do que eu mais gostei:  da viagem de carro passando por várias cidades, sentando em salas de aula de em várias cidades e conhecendo pessoas diferentes que com certeza só acrescentaram na minha vida.

  Do que eu não gostei: das brigas do meu marido com o GPS quando errávamos o caminho. Graças a Deus foram poucas.

  Sobre o que mais me impressionou:
  • 1)      a lata de lixo nas ruas nos parques em British Columbia e Alberta – São os que eles chamam ``Bear Proof``  - a prova de ursos. Elas são difíceis de abrir. Deveríamos ter algo parecido em Toronto para os raccoons que vivem derrubando as latas de lixo e fazendo a maior bagunça.
  • 2)      Não há pedágio no Canadá. Dirigimos por três províncias, várias cidades e não pagamos um centavo de pedágio. 

  Sobre o que eu mais vi: verde, árvores, montanhas, lagos e chipmunks.

  Momento inesquecível: foram muitos mesmo. Um deles foi quando todos falamos no carro que não tínhamos visto muitos animais, que não era justo sair dali sem ter visto um urso e bla bla, bla.     Alguns minutos depois uma família de veados com  pai, mãe, filho e tudo que se tem direito...começa a atravessar a estrada como se a estrada fosse parte da floresta. Éramos o segundo carro a parar, e todos que estavam passando pararam o carro para fotografar, filmar...que fofo foi ver a família assim tão de pertinho e o cuidado dos carros e das pessoas, todos respeitando a travessia dos animais. Sensacional!

A Familia fazendo um lanche, na volta para Toronto
  Momento mais engraçado: foram muitos também. Ao chegar em Bow Lake entre Banff e Jasper, Rebecca grita: ``- Olha um urso, um urso.`` , mas quando viramos para olhar vimos um cachorrão super peludo e negro na beira do lago com os donos a poucos metros. Todos que estavam perto começaram a rir e nós também.  A Rebecca viu um urso e o Marcos também, mas foi muito rápido porque a velocidade do carro era alta.

  Parabéns ao meu marido, Marcos, que dirigiu 5.500 km da província de Saskatchewan, passando por Aberta, British Columbia e pelo Estado de Washington nos EUA. Regressamos a Toronto em 28.08.2012 com as mangas arregaçadas para divulgar as escolas e cidades que conhecemos nesta viagem.

Samira Raouda  

Nenhum comentário:

Postar um comentário