Hoje é o tão esperado Valentine's Day na América do Norte, um dia para celebrar o amor, o amor pelo namorado, pelo amigo, pelo filho, pelos pais, por quem você quiser.
As pessoas costumam dar cartões e doces para os amigos, os namorados comemoram com flores, presentes, passeios românticos, fica a critério de cada um. As lojas, claro, aproveitando o clima de consumismo, ficam decoradas com cupidos e corações por todos os lados.
Mas como surgiu essa tradição? Foi mais ou menos assim:
Be my Valentine!!! |
"São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim.
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Em 498, o Papa Gelasius canonizou-o, pela sua abnegação em prol da fé e do amor."
História triste e linda né? Muito bem escolhido como Padroeiro do Amor.
Um feliz Valentine's Day para todos que acompanham o Blog e a Fan Page do Facebook!
Love is in the air!
Nenhum comentário:
Postar um comentário